Prefeito Álvaro se reúne com vereadores para discutir reposição salarial dos servidores

10/02/2017

Na manhã de hoje (10), estiveram em reunião na Prefeitura os vereadores de Chopinzinho, junto com o Prefeito Álvaro Scolaro, Secretaria de Administração, Contabilidade e Procuradoria. A pauta do encontro foi discutir e esclarecer a reposição salarial do funcionalismo público municipal.

O foco da reunião foi demonstrar e explicar, através de números e dados, como se chegou ao reajuste proposto. A contabilidade apresentou o orçamento de 2017 e explicou como está hoje a folha de pagamento e o índice de despesas com pessoal. A Administração Municipal está optando por ser prudente quanto aos gastos, visto o ambiente desfavorável e de recessão que passa o país. Para chegar neste valor de reajuste, foram realizados extensivos cálculos e projeções para 2017.

O Tribunal de contas estipula que o índice prudencial com despesa de pessoal deve ser de no máximo 51,3%. “Com os cálculos feitos com a reposição oferecida, o valor dispendido com a folha de pagamento ficará em 49,52%, respeitando o índice”, explica o Secretário de Administração, Eduardo Pivatto. Ele complementa afirmando que é preciso ter prudência, para que o aumento seja viável e sustentável em longo prazo, evitando medidas drásticas posteriores.

O Prefeito Álvaro ressaltou todos os esforços e mapeamentos que estão sendo feitos das atividades, para buscar o máximo de eficiência. Deste modo, não se onera a folha de pagamento e criam-se condições para que no início do segundo semestre seja possível apresentar uma nova proposta aos servidores.

Também, tendo em vista a defasagem do valor do auxílio alimentação, Álvaro conseguiu viabilizar um aumento de R$ 75, que já foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Desde 2005 o auxílio não recebia reajuste. Este aumento, somado à correção dos salários, resulta no repasse da inflação para 82% dos servidores. Com as explicações, a reunião terminou com todos os vereadores favoráveis ao valor de reajuste.