Mutirão contra a dengue visita mais de 1300 domicílios

10/02/2017

Ontem (09), a Secretaria de Saúde, com mais de 40 agentes de saúde e de endemias, fez um mutirão contra a dengue nos Bairros Nossa Senhora Aparecida e São Miguel. No total, aproximadamente 1300 visitas domiciliares foram realizadas pelas equipes. Ao longo do ano, além das 750 visitas diárias de rotina, vão ser realizados mutirões mensais com foco na eliminação dos criadouros e mosquitos da dengue.

Hoje o Município apresenta índice de 5,5 casas infectadas a cada 100. Este dado é da 7ª Regional de Saúde e revela estado de urgência em relação à dengue. Neste sentido, a chefe da Vigilância em Saúde da 7ª Regional, Salete Kozelinski, reitera que o combate deve ser feito pela gestão pública em parceria com a população. “Este índice alto revela um provável descuido por parte das pessoas em cuidar da água parada em seus próprios terrenos. É importante a atuação no dia-a-dia: ficar atento com água parada, pois é onde o mosquito se prolifera”, complementa Salete.

O Secretário de Saúde, Fabiano Popia, explica que desde que assumiu a Administração Municipal, o Prefeito Álvaro Scolaro solicitou diagnósticos reais da situação da saúde em Chopinzinho. “Esta situação não é de agora, é de no mínimo 3 meses, que é o período de incubação do mosquito. A intenção é intensificar o trabalho de orientação, educação e eliminação de criadouros”, complementa Fabiano.

A escolha por iniciar os mutirões pelos Bairros Nossa Senhora Aparecida e São Miguel foi por ser uma região populosa da cidade e que apresenta alto índice de infestação predial. Como previsto na Lei Municipal Nº 3542/2016, também vão começar a ser aplicadas multas nos casos cabíveis, de quem é notificado e não resolve o problema em seu domicílio ou comércio.

Dentre as ações de combate, na próxima semana será divulgada a nova reformulação do Comitê da Dengue, no qual vão participar, além da Secretaria de Saúde, diversas entidades da sociedade. Também, a partir do início do ano letivo, será iniciado o Projeto Volta às aulas sem dengue, em parceria com a Secretaria de Educação.

“Sempre devemos lembrar que a dengue mata. Então pedimos que quem apresentar os sintomas – como febre alta, dor atrás dos olhos, vômito e diarreia – deve procurar o Posto de Saúde, para acionarmos as medidas necessárias”, ressalta o Secretário de Saúde Fabiano Popia. “Todas estas ações que estamos fazendo faz parte do nosso trabalho para termos uma Chopinzinho livre da dengue”, finaliza o Secretário.